UNIVERSO CMDV

A importância de uma boa higiene oral durante o tratamento ortodôntico

Para obter uma boa e eficaz Higiene Oral diária bastam-lhe dois minutos, um hábito que se adquirido corretamente leva pouco tempo. No entanto, após colocar aparelho dentário, este “ritual” irá parecer-lhe demorar uma eternidade para que complete eficazmente a sua Higiene Oral.

Em nome da preguiça, o ato de deixar de escovar uma vez por outra pode parecer inofensivo, porém, tenha cuidado! Saiba agora como é que o desleixo com a Higiene Oral é capaz de influenciar o seu tratamento ortodôntico.

Riscos da falta de Higiene Oral

O desânimo surge só de pensar em todo o processo minucioso que deve ser feito para higienizar complemente o sorriso, certo? Mesmo que exija um pouco mais de paciência, o protocolo de Higiene explicado pelo seu Médico-Dentista e/ou Higienista Oral, deve ser seguido à risca e durante o tempo todo de tratamento. Caso não existam cuidados de Higiene Oral, haverá uma grande acumulação de placa bacteriana, possibilitando o aparecimento de lesões brancas (lesões de cárie, normalmente ao redor dos brackets e entre os dentes) e inflamação gengival associado à presença de placa.

Suspensão do tratamento

O tempo de tratamento ortodôntico é das primeiras coisas a serem transmitidas pelos profissionais de saúde oral ao paciente e é de ter em atenção que todos os pacientes são diferentes, logo o tempo de tratamento pode variar de pessoa para pessoa. No entanto, a falta de Higiene Oral também pode influenciar a duração do tratamento, isto porque, se existirem cáries, elas terão de ser tratadas durante esse período e atrasar o final do tratamento. Além das cáries, infeções no periodonto (estruturas que envolvem os dentes) podem também ser prejudiciais, pois para uma movimentação dentária segura e eficaz, é necessário que a estrutura óssea, ligamentos e gengivas estejam saudáveis.

Afaste os perigos para longe da sua boca

Se quer ter um tratamento ortodôntico de sucesso, não tem como fugir! A Higiene Oral deve ser feita diariamente e, acima de tudo, realizada com a ajuda de meios complementares de Higiene Oral específicos para que cumpra o papel de prevenção.

  • Utilize uma escova ortodôntica – para que escove não só as superfícies dentárias como os brackets;
  • Complemente com um escovilhão dentário adequado – irá higienizar áreas onde a escova não chega quer no aparelho dentário, quer entre dentes (quando existem espaços largos);
  • Use fio dentário – hoje em dia já existem fios específicos para portadores de aparelho, ideais para higienizar entre dentes;
  • Finalize com um bochecho – fluoretado, preferencialmente, para fortalecer as superfícies dentárias mais suscetíveis à presença de placa bacteriana;

O seu tratamento não depende apenas do seu Médico Dentista e/ou Higienista Oral!

Tenha em mente que precisa de fazer a sua parte durante todo o processo de tratamento ortodôntico, a colaboração do paciente é fundamental para obter um tratamento de sucesso. Invista em bons hábitos de saúde oral para, de certa forma, colaborar com o seu Médico. Aconselhe-se com o seu Médico Dentista e/ou Higienista Oral sobre quais os melhores meios complementares de Higiene Oral para obter um sorriso perfeito!