UNIVERSO CMDV

Toda a gente quer sorrir! Toda a gente quer ter um sorriso bonito!

Um sorriso tem o poder de quebrar barreiras, aproximar as pessoas, e estabelecer elos entre elas. Um sorriso aumenta a auto-estima, de forma eficaz, mudando mesmo a perceção que a própria pessoa tem de si própria.

Sorrir pode parecer uma resposta involuntária a algo bonito ou engraçado, mas é muito mais do que isso.

Estudos sugerem que, sorrir, forçado ou não, pode ter um efeito positivo sobre o seu estado de espírito, diminuir os níveis de stress, e até mesmo fazer com que todos à sua volta se sentiam melhor.

Aqui estão oito benefícios surpreendentes de sorriso que vai faze-lo querer sorrir mais:

1. Sorrir é contagioso

Por causa da atividade cerebral complexa que ocorre quando vemos alguém a sorrir, também temos vonatde se sorrir. Estudos relatam que o fato de ver apenas alguém a sorrir ativa a área do cérebro que controla o seu movimento facial, o que leva a um sorriso. Mesmo em más situações, se sorrir, outros tendem a imitar a sua expressão.

2. Sorriso reduz o stress e a ansiedade

Não é fácil manter o sorriso em situações stressantes, mas estudos relatam que se o fizermos tem benefícios para a saúde. Ao recuperar de uma situação stressante, os participantes do estudo que foram sorridentes tiveram batimentos cardíacos mais baixos do que aqueles com uma expressão facial neutra.

3. Sorriso liberta endorfinas

Sorrir pode ajudá-lo a gerir o stress e a ansiedade pela libertação de endorfinas, substâncias químicas que o fazem sentir feliz. As endorfinas são as mesmas substâncias químicas que são produzidas durante a atividade fisica.

4. Torna a pessoa mais atraente

De fato, um estudo no European Journal of Social Psychology descobriu que sorrir realmente torna a pessoa mais atraente para aqueles a quem sorri. As razões são variadas. Um sorriso sugere gentileza, facilidade de comunicação e empatia. Estudos demonstram que as pessoas estão mais dispostas a se integrar socialmente com outras pessoas que sorriem. Um sorriso é uma expressão facial convidativa que diz às pessoas que estão dispostos a conversar e interagir com eles. Um sorriso na sua face tornará mais fácil fazer amigos!

5. O sorriso fortalece o sistema imunológico

Sorrir faz o seu sistema imunológico ficar mais forte, fazendo o seu corpo produzir glóbulos brancos do sangue para ajudar a combater doenças. Um estudo descobriu que as crianças hospitalizadas, que foram visitados pelos contadores de histórias e fantoches que os fizeram sorrir e rir tinham contagens de glóbulos brancos mais elevados do que as crianças que não foram visitadas.

6. O sorriso vai faze-lo  mais confortável

A nossa tendência natural é afeiçoarmo-nos a coisas que nos são familiares, mas sorrir diminui essa necessidade. Um estudo descobriu que sorrir pode torná-lo mais confortável em situações que de outra forma iria se sentir estranho quando inserida nelas.

7. vai parecer mais confiável

Se quer melhorar a sua credibilidade, simplesmente sorria mais. O que poderia ser mais fácil do que isso? Confiar em alguém nem sempre é  fácil para muitos, mas ao sorrir para alguém pode ajudar. Os participantes de um estudo na universidade de Pittsburgh avaliaram pessoas que sorriam como mais confiáveis ​​do que as pessoas com expressões faciais mais sisudas.

9. Será um líder melhor

Se estiver numa posição de poder, ou quiser estr, sorrir pode ser a chave para seu sucesso. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Montpellier descobriu que sorrir é uma técnica de liderança mais eficaz do que ter grandes responsabilidades de gestão.

 

Para aqueles que se sentem infelizes por não terem o sorriso desejado, a boa notícia é que existem métodos na medicina dentária que podem estudar o seu caso e projetar-lhe um sorriso que melhor corresponda ao seu rosto. A excelência de um sorriso funcional e estético nunca será alcançado por acidente. Ele só poderá ser atingido por uma abordagem sistemática de diagnóstico, comunicação, planeamento do tratamento, execução e manutenção caso.

Tudo isso pode ser previamente visualizado, testado e aprovado pela pessoa, antes de iniciar o tratamento. Com esse test-drive é possível sentir-se com o novo design do sorriso e como ele se integra  no rosto e fazer os ajustes necessários, até ao ponto onde a pessoa sentir que o sorriso pertence a sua cara. O paciente deverá ser envolvido  no processo de aprimoramento reparador do sorriso, tornando-o "co-criador" de seu próprio tratamento através da partilha de objectivos, expressando os seus desejos e expectativas . A interação entre paciente e méidco dentista é melhorada por fotos e vídeos feitos nas várias etapas durante o tratamento. Se combinarmos os requisitos técnicos restauradores com os desejos e as necessidades emocionais do paciente, serão alcançados grandes resultados criando um caminho para um sorriso natural, confiante e bonito.

Dr. Pedro Carvalho Gomes
Diretor Clínico / Médico Dentista
2020-09-09