UNIVERSO CMDV

Pevinir Gripes com a Higiene Oral

Uma boa higiene e cuidados orais têm o poder de nos proteger contra algumas inflamações e infeções ao longo do ano, e não só as que se situam na boca da criança! Com este frio que se faz sentir, as gripes e algumas constipações são frequentes.

 Deve-se incentivar sempre os pequenos a lavar bem as suas mãos (mesmo antes da pandemia) antes e depois de escovarem os dentes;

Cada escova de dentes deve ter o seu copo próprio e secar entre cada escovagem, de forma a impedir um ambiente húmido na escova, que propicia o desenvolvimento de bactérias, vírus e fungos;

Em casa todos podem partilhar a pasta dos dentes…. mas NUNCA partilhar as escovas de dentes!

 

Quando estiver a recuperar de alguma constipação, gripe, faringite… devem sempre trocar de escova de dentes. As escovas (pior ainda se já forem de uso prolongado) têm a capacidade de conter esses microrganismos e sempre que escovar os dentes pode estar a contribuir para prolongar a presença desses seres patogénicos no organismo.

 

Escovar SEMPRE bem a língua! A língua é muito rugosa, por isso permite acumular e manter restos de alimentos e as bactérias, vírus e fungos responsáveis por algumas das infeções que os afetam. 

 

EVITAR respirar pela boca! Não consigo enumerar os imensos benefícios que existem em respirar pelo nariz (porque são imensos).

Respirar pela boca permite aos micro-organismos ter uma via direta ao nosso sistema respiratório! Manter o nariz sempre bem limpo e livre para a boa passagem do ar pode ser o segredo para passar um Inverno livre de gripes e constipações.

 

Prevenir, sempre para o benefício dos nossos pequeninos pacientes!