UNIVERSO CMDV

As pastilhas elásticas fazem mal aos dentes?

Depende da situação! Tanto podem trazer malefícios como benefícios à nossa saúde oral.

Antes de tudo não nos podemos esquecer que existem pastilhas elásticas com e sem açúcar. As pastilhas com açúcar estão completamente desaconselhadas. O consumo do açúcar presente nas pastilhas, é uma fonte de energia para as bactérias existentes na boca e podem estimular o surgimento de cárie dentária.

Já as pastilhas elásticas sem açúcar podem contribuir para um hálito mais fresco e agradável. São também úteis após as refeições, caso não seja possível escovar os dentes, pois ajudam a remover restos alimentares que possam ter ficado agarrados aos dentes e estimula a produção de saliva, que tem um efeito protector da nossa saúde oral.

Uma das grandes desvantagens das pastilhas é que a mastigação constante manda sinais para o estômago para começar a produzir os ácidos para desfazer a comida sem necessidade. A sua mastigação durante longos períodos de tempo leva a movimentos anormais dos músculos da mastigação e dos maxilares, podendo levar a queixas musculares ou da articulação. Assim, o ideal é que se mastigue a pastilha durante cerca de 10 minutos, já que este tempo é mais do que suficiente para beneficiar dos seus efeitos positivos. Contudo nunca esquecer que o uso das pastilhas sem açúcar após as refeições não dispensa a escovagem e passagem do fio/fita dentária diariamente.

Drª. Inês Martins
Médica Dentista
2021-09-17